O que é clima organizacional e como ele pode influenciar na motivação dos colaboradores

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O que é clima organizacional e como ele pode influenciar na motivação dos colaboradores

Em um cenário de grande competitividade no mercado de trabalho, manter-se atualizado e exercer com eficiência a sua profissão é um desafio diário e, para isso, a motivação deve ser constante para que a satisfação pessoal e profissional seja uma realidade.

Por isso, as empresas estão cada vez mais preocupadas em desenvolver um clima organizacional favorável para cada um de seus colaboradores sentir-se bem em sua segunda casa.

Dado o fato de que a diversidade cultural, social e intelectual é cada vez maior dentro das organizações, a empresa deve buscar criar um ambiente propício para o bem-estar e a qualidade de vida dos funcionários, garantindo satisfação e, consequentemente, maior produtividade de sua equipe.

A seguir, saiba mais sobre como o clima organizacional pode influenciar na motivação dos seus colaboradores, confira!

Clima organizacional, o que é ?

O clima organizacional é algo subjetivo que sintetiza a forma como os funcionários se sentem em sua empresa. Dada sua importância, ele impacta diretamente na satisfação e no engajamento dos funcionários. Assim, se o clima organizacional na empresa for bom, as chances de a organização registrar alta produtividade e resultados positivos é muito maior do que naqueles em que o clima é pesado e negativo – nessas, é comum que se tenha altos índices de turnover (rotatividade de funcionários).

O conceito de clima organizacional começou a ser discutido em torno de 1930. De lá para cá, muitas novidades surgiram, como as que veremos a seguir:

Empresa que ‘doa’ motivação ganha produtividade

Quando um novo colaborador entra em uma empresa, ele espera que suas necessidades operacionais básicas sejam supridas (um bom computador, uma estação de trabalho adequada, escritório limpo e organizado, etc.) para que ele possa realizar seu trabalho de forma correta e eficaz. Além disso, ele também possui expectativas em relação ao relacionamento com seus colegas e, principalmente, com seu líder imediato. Esses fatores são responsáveis pela qualidade de vida dos funcionários de uma empresa, e podem, fatalmente, serem responsáveis até mesmo por futuros problemas de ordem psicológica desses colaboradores, caso não estejam em equilíbrio.

Com o tempo, as empresas e seus líderes vão percebendo quais são os funcionários que servem como uma espécie de ‘levantadores de moral’ de seus pares. Esses são os que estão sempre de bom humor, fazem seu trabalho da melhor forma, relacionam-se bem com os colegas e, quando não estão na empresa, o clima chega até mesmo a dar uma piorada, mesmo que de leve.

A organização que não souber cativar um “ergue moral”, está fadada a caminhar rumo à desmotivação do grupo. Quem nunca ouviu frases do tipo: “depois que fulano foi demitido, isso aqui ficou tão sem graça”?

Por isso, é importante investir na motivação de todos os funcionários, pois nunca se sabe quando um deles pode vir a ser o responsável por ajudar a levar a moral (e mesmo a produtividade) do grupo inteiro para as alturas.

Para tanto, é necessário que os líderes também saibam trabalhar com a gestão de conflitos, outra responsável por grandes ganhos em satisfação e, consequentemente, produtividade de muitas empresas de sucesso.

Informação é o primeiro passo para um bom clima organizacional

Em busca de um clima organizacional harmonioso, os profissionais de recursos humanos e os líderes da empresa devem fazer uma análise, buscando informações com os colaboradores.

Devem ser levadas em conta preocupações, insatisfações, dúvidas, sugestões e até mesmo suas inseguranças. Tudo que possa servir de termômetro para avaliar o clima na empresa é bem-vindo e serve de base de dados para uma análise de ambiente interno.

Essa coleta de informações, comumente é realizada por uma pesquisa de clima, um instrumento que ajuda a empresa a receber de modo anônimo e sincero, feedback de seus colaboradores e a identificar pontos que necessitam de atenção, como a gestão de conflitos e outros fatores que influenciam na motivação dos funcionários.

Depois de feita essa coleta de informações, realiza-se um planejamento para colocar em prática as diretrizes necessárias para que haja uma melhoria nas condições de trabalho, tendo em vista não somente a percepção e satisfação do trabalhador, mas também sua consequente produtividade dentro da empresa.

Essas informações de clima organizacional refletem, também, a forma como a empresa está conduzindo o relacionamento com seus colaboradores. Se o clima não está favorável e existem muitas reclamações e insatisfações, pode ser que a organização esteja deixando a desejar em algum aspecto importante para a convivência ou, até mesmo, na hora de suprir necessidades básicas para a realização de tarefas do dia a dia.

O clima que pode ser mudado por pessoas

A melhora da qualidade do clima organizacional de uma empresa depende da colaboração de todas as pessoas que nela trabalham. Isso inclui todos os que convivem nesse ambiente diariamente, em todos os setores, para que os resultados possam ser favoráveis, tanto no âmbito de retorno financeiro e de produtividade quanto no de resultados qualitativos.

Para isso tudo tornar-se possível, é necessário que os gestores assumam suas posições de elementos da mudança, implantando as melhorias necessárias para que o clima organizacional possa interferir positivamente na qualidade de vida dos funcionários dentro da empresa e trazer mais satisfação para que, juntos, sejam multiplicadores da produtividade.

Essa mudança deve contar com um importante fator: cada funcionário é portador de conhecimento e pode, se bem orientado, auxiliar até mesmo no planejamento para a tomada da decisões.

Quando um colaborador está insatisfeito e demonstra desmotivação com seu trabalho, a melhor solução nem sempre será a de demiti-lo.

A orientação correta que favorece o bom clima organizacional é conversar com esse colaborador, pois ele já tem conhecimento das rotinas e possui tempo de empresa suficiente para sentir-se valorizado quando procurado para resolver seus problemas.

Perder um trabalhador experiente pode significar queda na produtividade da empresa, até que seja encontrado um substituto e ele se acostume com a rotina.

Por isso, a gestão de clima organizacional é tão importante para manter as engrenagens lubrificadas e conduzir a organização em seu caminho para o sucesso.

Você já sabia o que é clima organizacional? Ficou com alguma dúvida sobre a sua influência na motivação dos funcionários? Deixe sua mensagem nos comentários!

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